terça-feira, 11 de março de 2008

Lamarckismo

A teoria de lamarck pode resumir-se em duas leis fudamentais: a Lei do Uso e do Desuso e a Lei dos Caracteres Adquiridos.




Lei do Uso e do desuso

Importância do ambiente
:

Os seres vivos apresentam modificações que dependem do ambiente em que esses seres se desenvolvem. O ambiente condiciona a evolução, levando ao aparecimento de características que permitem aos indivíduos adapatrem-se às condições em que vivem.



De acordo com esta lei, a necessidade de um orgão num determinado ambiente, cria esse orgão e a função modifica-o, isto é, se um orgão é muito utilizado, desenvolve-se, tornando-se mais vigoroso. Se, pelo contrario, esse orgão não se usa, degenera e atrofia.




Devido à dificuldade na movimentação através da vegetação densa, os órgãos locumotores das serpentes atrofiaram, resultado de uma falta de uso.



Assim, segundo Lamarck...


"
Eis uma ave terrestre que é obrigada a viver em regiões inundadas ou transformadas em lagos. Levada a procurar o alimento nas águas, quer dizer, obrigada a nadar,faz esforços para este fim; po isso, afasta os dedos e a pele que une a base destes, que adquire o hábito de se distender. À força de esforços repetidos durante gerações, esta pele desenvolver-se-ia lentamente, cresceria pouco a pouco, milímetro a milímetro. Tal seria a origem da membrana interdigital, característica das patas dos gansos, dos patos e dos cisnes. "

Lamarck


Sem comentários: