quarta-feira, 12 de março de 2008

Um joguinho para descontrair....

Vídeo- Teorias da Evolução

Links de interesse:

Link 1











Link 2



Link 3

* Visita o nosso blog do ano passado relativo ao "Transporte nos animais"!!

Confronto entre Lamarck e Darwin

O que os aproxima...


Diferentemente da maioria das outras pessoas, naquele tempo, Darwin e Lamarck pensavam que a vida vinha mudando gradualmente ao longo do tempo e ainda estava a mudar, que as espécies sofrem alterações, para melhor se adaptarem aos seus ambientes, e que todos os organismos estão relacionados. Darwin e Lamarck, também concordavam que a vida evoluia a partir de seres mais simples para seres mais complexos.


O que os afasta...


Segundo Lamarck, as espécies evoluem consuante o uso ou desuso que fazem dos seus membros, passando as características adquiridas aos seus descendentes. O confronto começa aqui... Pois a Teoria dos caracteres adquiridos, acarretava objecções, que foram fortemente contestadas. Estas lacunas, fundiram-se assim, dando ênfase às teorias Darwinistas. Que por sua vez, explicavam com maior rigor o processo evolutivo, mesmo contendo algumas imperfeições, sendo próprio da época vivida, onde não havia ainda qualquer conhecimento genético.


terça-feira, 11 de março de 2008

Função vs Estrutura

Será a função determinante para a estrutura ou a estrutura condição determinante para a função?

  • Segundo Lamarck, "A função determina a estrutura"


Imagem retirada do endereço http://curlygirl.naturlink.pt/evolucao.htm


  • Hoje pensa-se que a relação entre estrutura e função é biunívoca, isto é, não só a função resulta da estrutura existente, como a estrutura se desenvolve mais ou menos de acordo com a função.


Críticas ao Lamarckismo


Através da análise da teoria Lamarckista, surgem diversas contrariedades que são traduzidas em várias críticas:


  • O Lamarckismo é uma explicação que dá à evolução uma intenção ou objectivo, uma finalidade, ocorrendo alterações como resultado de as espécies procurarem o "melhor"


  • A herança dos caracteres adquiridos não se verifica experimentalmente



* A não Transmissão das Características somáticas é bem visível no nosso dia-a-dia. O filho de um pai de porte musculado não irá, necessariamente, possuir um porte também musculado. As modificações provenientes do uso e desuso dos órgãos são adaptações individuais somáticas, não transmissíveis, que não devem ser confundidas com as adaptações evolutivas, as quais implicam sempre modificação genética.




Lei dos Caracteres Adquiridos



Segundo a lei dos caracteres adquiridos, as modificações que se produzem nos indivíduos ao longo da sua vida, como consequência do uso ou desuso dos órgãos, são hereditárias, originando mudanças morfológicas no conjunto da população.
A herança de caracteres adquiridos, como ficou conhecida, é uma explicação simples e pragmátca. Os organismos, pela necessidade de se adaptarem ao ambiente, adquirem modificações durante a sua vida, que passam aos descendentes.


Lamarckismo

A teoria de lamarck pode resumir-se em duas leis fudamentais: a Lei do Uso e do Desuso e a Lei dos Caracteres Adquiridos.




Lei do Uso e do desuso

Importância do ambiente
:

Os seres vivos apresentam modificações que dependem do ambiente em que esses seres se desenvolvem. O ambiente condiciona a evolução, levando ao aparecimento de características que permitem aos indivíduos adapatrem-se às condições em que vivem.



De acordo com esta lei, a necessidade de um orgão num determinado ambiente, cria esse orgão e a função modifica-o, isto é, se um orgão é muito utilizado, desenvolve-se, tornando-se mais vigoroso. Se, pelo contrario, esse orgão não se usa, degenera e atrofia.




Devido à dificuldade na movimentação através da vegetação densa, os órgãos locumotores das serpentes atrofiaram, resultado de uma falta de uso.



Assim, segundo Lamarck...


"
Eis uma ave terrestre que é obrigada a viver em regiões inundadas ou transformadas em lagos. Levada a procurar o alimento nas águas, quer dizer, obrigada a nadar,faz esforços para este fim; po isso, afasta os dedos e a pele que une a base destes, que adquire o hábito de se distender. À força de esforços repetidos durante gerações, esta pele desenvolver-se-ia lentamente, cresceria pouco a pouco, milímetro a milímetro. Tal seria a origem da membrana interdigital, característica das patas dos gansos, dos patos e dos cisnes. "

Lamarck


Síntese da Perspectiva Lamarckista

Lamarck- Biografia


J
ean- Baptiste Lamarck


Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck, nasceu em Bazentim, a 1 de Agosto de 1744. Em 1793 assume o cargo de professor de zoologia do Museu de História Natural de Paris.
Filho mais novo de 11 irmãos de um barão francês da infantaria, Lamarck entra para o Exército aos 24 anos. Em 1768, abandona a carreira militar para se dedicar à medicina e à botânica. Dez anos depois, publica os três volumes de "Flora Francesa", obra que lhe vale a nomeação como botânico do herbário real. Em 1801 apresenta a distinção entre os animais vertebrados e os invertebrados em "História Natural dos Animais sem Vértebras". Em "Filosofia Zoológica", de 1809, expõe pela primeira vez a sua teoria da evolução, mais tarde conhecida como lamarckismo. Como precursor da teoria de Darwin, defende a ideia de que a necessidade de se adaptar às mudanças do meio ambiente explica a evolução das espécies, ao transmitir a mutação às futuras gerações. A tese é rejeitada pelos meios científicos e Lamarck morre na miséria, em Paris, a 28 de Dezembro de 1829. É considerado hoje o fundador da biologia como ramo específico da ciência.


Argumentos do Evolucionismo- Exercícios



Mostra o que sabes e responde a estas perguntinhas!!!




1. "Após o dilúvio, toda a Terra foi repovoada"
.
A citação anterior pode ser usada como argumento favorável a:
a) Evolucionismo
b) Fixismo
c) Catastrofismo
d) Evolucionismo e Fixismo
e) Nenhum dos anteriores



2. Ao longo dos tempos tem havido várias formas de explicar a variabilidade das espécies. Se aceitarmos o Fixismo, devemos esperar:
a)
Fósseis mais simples nas rochas mais antigas
b) Fósseis mais simples nas rochas mais recentes
c) Fósseis mais complexos nas rochas mais antigas
d) Fósseis mais complexos nas rochas mais recentes
e) Os mesmos tipos de fósseis nas rochas antigas e recentes



3. Na figura 1, A, B e C representam, respectivamente, a morfologia dos membros anteriores da baleia (I), do morcego (II) e das barbatanas peitorais de um peixe (III).
Figura 1

3.1. Relativamente àquelas estruturas,podemos afirmar que:

a) A, B e C são homólogas

b) A, B e C são análogas
c) A e C são homólogas e B é análoga de A
d)
A e B são homólogas e C é análoga de A.

3.2 Das estruturas consideradas, indica duas cuja origem pode ser explicada por evolução
divergente.



4. A cobra pitão apresenta, na parte posterior do seu esqueleto, dois pequenos ossos não funcionais (pélvis e fémur). Refere em que medida este facto apoia a hipótese evolucionista relativamente às cobras.


Envia-nos as tuas respostas através do mail
biolamarck@hotmail.com!!!



Multimédia- Evolucionismo

segunda-feira, 10 de março de 2008

Citologia

A teoria celular elaborada por Schleiden e Schwan, em 1839, constitui uma prova citológica a favor da evolução. Ao considerarem que todos os organismos são constituídos por células, e que a célula é a sua unidade estrutural e funcional, estes investigadores contribuíram para a ideia de que existe uma base comum para todos os seres vivos. Esta concepção de universalidade estrutural e funcional entre os seres vivos constitui, assim, uma prova fundamental a favor de uma origem comum e, consequentemente, da existência de um processo evolutivo.

Célula da pele humana

Bioquímica

A bioquímica é umas das ciências que teve uma notável evolução nos últimos anos. Os dados bioquímicos têm contribuído para o estudo do processo evolutivo. Entre as provas bioquímicas que apoiam o evolucionismo, destacam-se:
  • O facto de todos os organismos serem constituídos pelos mesmos compostos orgânicos;
  • A universalidade do código genético com a intervenção do DNA e RNA no mecanismo de síntese proteica

A análise da sequência de aminoácidos das proteínas e a sequenciação de DNA têm fornecido, ultimamente, provas a favor de uma origem comum para todos os seres vivos.Se duas espécies apresentam sequências de genes e aminoáciodos muito próximas, muito provavelmente essas sequências foram copiadas a partir de um ancestral comum.
Uma outra forma de estimar a proximidade entre espécies é através da hibridação do DNA. Quanto mais rápida for a formação de moléculas híbridas e quanto maior for a quantidade de bases complementares emparelhadas, mais próximas serão as espécies do ponto de vista filogenético.

Biogeografia

A biogeografia analisa a distribuição geográfica dos seres vivos Esta ciência conclui que as espécies tendem a ser tanto mais semelhantes quanto maior é a sua proximidade física e, por outro lado, quanto mais isoladas, maiores são as diferenças entre si, mesmo que as condições ambientais sejam semelhantes. Darwin teve oportunidade de verificar esta situação ao conhecer as ilhas de cabo verde e o arquipélago das Galápagos.




Os Mamíferos Australianos são Marsupiais- nascem num estado embrionário e completam o seu desenvolvimento no interior de uma bolsa materna.

Hoje, a fauna australiana é constituída por marsupiais de diferentes géneros, que ocupam nichos ecológicos similares aos ocupados pelos mamíferos de placenta noutras partes do Mundo.

Imagem retirada do endereço http://geology.com/pangea.htm

Embriologia

Nem sempre é fácil reconhecer as homologias nos indivíduos adultos. Contudo o acompanhamento do desenvolveimento embrionário das diferentes espécies permite observar essas homologias e estabelecer relações de parentesco entre os diferentes grupos.
O estudo comparativo do desenvolvimento embrionário de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, permite verificar que os embriões são muito semelhantes nas primeiras etapas desse desenvolvimento. Contudo, nas etapas subsequentes, as diferenças vão-se acentuando.
A embriologia sugere a existência de uma relação de parentesco entre os diferentres grupos de seres vivos. A partir de um padrão muito semelhante, nos estados iniciais, vão-se formando estruturas características dos adultos de cada espécie.


Imagem retirada do endereço http://curlygirl.naturlink.pt/evolucao.htm#embriologicos


quinta-feira, 6 de março de 2008

Paleontologia


A Paleontologia é uma das ciências que cedo forneceu dados a favor do Evolucionismo. Os dados paleontológicos baseiam-se no estudo dos fósseis,isto é, de partes ou vestigios que viveram em épocas geológicas anteriores.
Compreende-se que a Paleontologia se depare com imensas limitaçoes. Contudo, nalguns casos, é possivel acompanhar a história evolutiva de um determinado grupo de seres vivos através das árvores filogenéticas.


Além da reconstituiçao da filogeniade determinado grupo, a Paleontologia fornece outros argumentos a favor da evoluçao.
Um conjunto de fósseis especialmente interessante, do ponto de vista evolutivo, são os fósseis intermédios ou sintéticos. Os fósseis de formas sintéticas apresentam caracteristicas que existem, na actualidade, em pelo menos dois grupos de seres vivos.

Imagem retirada do endereço http://www.avph.com.br/archaeopteryx.htm

Archaeopterys - é um fóssil de um organismo que terá vivido há cerca de 150 M.a.Possui asas e penas que são caracteristicas das aves e, por outro lado, evidencia dentes e uma longa cauda com vértebras que são características dos répteis.



* Algumas formas intermédias correspondem a pontos de ramificação, que conduziram à formação de novos grupos taxonómicos, e permitem construir árvores filogenéticas parciais. Neste caso, as formas fósseis são designadas formas fósseis de transição.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Anatomia Comparada


O desenvolvimento de sistemas de classificação para ordenar a grande diversidade de seres vivos conduziu à necessidade de estudar as semelhanças morfológicas. Desta forma, surgiu a Anatomia Comparada. Esta tem fornecido dados que apoiam o Evolucionismo, revelando a existência de Estruturas Homólogas, Análogas e Vestigiais.



* Estruturas Homólogas
São orgãos que, apesar de desempenharem uma função diferente, apresentam um plano estrutural semelhante, a mesma posição e origem embriológica idêntica.

Associado à existência das estruturas homólogas, verifica-se a divergência de organismos a partir de um grupo ancestral comum que colonizou diferentes habitats e, por isso, sofreu pressões selectivas distintas, ou seja, uma Evolução Divergente.




* Estruturas Análogas


São órgãos que têm uma estrutura e origem embriológica diferentes, mas que desempenham a mesma função.


As estruturas análogas terão resultado de pressões selectivas idênticas sobre indivíduos de diferentes grupos, que conquistaram meios semelhantes, neste caso, diz-se que ocorre
Evolução Convergente.





* Estruturas Vestigiais

São órgãos atrofidos, que não apresentam uma função evidente nem importância fisiológica num determinado grupo de seres vivos. Porém, noutros grupos, estes orgãos podem apresentar-se bem desenvolvidos e com significado fisiológico, isto é, funcionais.





A teoria evolucionista considera que estes órgãos terão sido úteis no passado a um ancestral comum. Quando sujeitos a pressões selectivas diferentes, estes órgãos evoluíram em sentidos diferentes. Mantiveram-se funcionais e bem desenvolvidos nos indivíduos que colonizaram meios, nos quais estes órgãos conferiam vantagens adaptativas. Mas, em outros ambientes, estes órgãos tornaram-se dispensáveis e, assim, foram regredindo, tornando-se vestigiais.


Imagens retiradas do endereço http://www.cientic.com/tema_evolucionismo.html

segunda-feira, 3 de março de 2008

Argumentos do Evolucionismo

As teorias evolucionistas apoiaram-se em diversos factores que reforçaram a ideia de que as espécies actuais surgiram a partir de outras existentes num passado longínquo. Explicar a evolução implica compreender o passado a partir de dados actuais directamente observáveis. No seguinte mapa de conceitos damos a conhecer os diferentes argumentos que apoiam o evolucionismo: